quinta-feira, 22 de abril de 2010

EVENTO DE SUCESSO!!!

A Palestra "Educação e Reforma Agrária" promovida pela Cátedra José Martí em parceria com o GEMA - UFPE e o MST, foi o nosso primeiro evento oficial em 2010. Podemos dizer com toda certeza que abrimos o ano com chave de ouro. O auditório estava cheio, platéia e palestrantes interagiram retratando um exemplo pleno da democracia, tanto nos assuntos e propostas apresentadas, quanto no respeito mútuo entre todos os participantes.
Gostaríamos de agradecer a participação de todos - palestrantes, estudantes e professores dos mais variados centros acadêmicos da Universidade, militantes do mst, militantes da Cátedra José Martí e do GEMA, representantes do Consulado da Venezuela em Recife e do professor Evson Malaquias (representante único dos docentes do Centro de Educação na platéia).
Aos olhares preconceituosos em relação ao tema reforma agrária, apresentamos nossos resultados:
- Mais de 100 pessoas na platéia;
- 5 debatedores na mesa;
- professores e estudantes de vários centros acadêmicos;
- Participação de representantes do Consulado Geral da República Bolivariana da Venezuela em Recife, dentre eles o Consul Néstor Chirinos;
- Mais de 15 perguntas da platéia à mesa;
- "Ouvintes" se apresentando e interagindo expontaneamente.
Enfim, discutir Reforma Agrária também é discutir Educação, é dar espaço para que grupos tão marginalizados e criminalizados pela mídia possam dar a sua versão dos fatos e mostrar quem são de verdade e seus reais propósitos de continuar nessa luta.
Propostas pedagógicas alternativas são postas à margem da sociedade quando não são financiadas pelo poder dominante e não ofecercem as "certificações" que prometem falsamente uma ascensão social que raramente existe no sistema capitalista, e que tanto fomenta a esperança cega das massas em ver um mundo melhor vivendo nesse modelo de sociedade ou promovendo mudanças isoladas.
Aos educadores, principalmente os que formam outros educadores, esperamos que não fiquem somente no discurso quando falam em "educar por amor ao próximo" e "promover mudança social através da educação". Pois para que a educação seja capaz de mudar, ela precisa ser mudada. Se continuar do jeito que está, estará apenas aperfeiçoando conteúdos e estratégias que continuam servindo ao poder.

terça-feira, 6 de abril de 2010