segunda-feira, 30 de maio de 2016

Convocatória FREPOP 2016 :: 19 a 23 de julho :: Recife - PE



XIII FREPOP - FÓRUM DE EDUCAÇÃO POPULAR │ X Internacional


Recife (PE), 23 de maio de 2016
        

A conjuntura social, política e econômica da América Latina e especialmente do Brasil neste momento histórico, desafia os educadores e educadoras populares a olhar para suas experiências na perspectiva da sociedade que estamos construindo. É fundamental potencializar e compartilhar processos de aprendizagens no presente, para assumirmos o protagonismo do outro mundo possível, que anunciamos.

Inspirado no Fórum Social Mundial, o FREPOP acontece anualmente desde 2002 estando em sua décima terceira edição nacional e décima internacional. É articulado por redes de educação popular que atuam no Brasil e na América Latina.

O Comitê de Organização do FREPOP 2016 Recife/PE, convida educadores e educadoras populares, movimentos sociais e setores organizados da sociedade a compartilhar no território do FREPOP, dentro do Campus da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, entre os dias 19 e 23 de julho, suas experiências de organização, aprendizagem e visão de mundo, diante dos dilemas do presente e do futuro, na perspectiva dos interesses das classes populares.

Construído de forma coletiva, o tema gerador deste ano será: “Educação Popular: Democracia e os desafios das Lutas Sociais na construção da sociedade que queremos”. As atividades serão desenvolvidas em torno dos seguintes eixos temáticos:

Eixos temáticos
Eixo I: EDUCAÇÃO POPULAR: Luta pela democracia, mídias sociais e organização popular na perspectiva da construção da sociedade que queremos;
Eixo II: EDUCAÇÃO POPULAR: Desafios cotidianos na efetivação dos Direitos Humanos;
Eixo III: EDUCAÇÃO POPULAR: Participação cidadã nas políticas públicas;
Eixo IV: EDUCAÇÃO POPULAR: Gênero, sexualidade, multiculturalidade, etnia e espiritualidade: tensões e resistências para a construção da sociedade que queremos;
Eixo V: EDUCAÇÃO POPULAR: Formação, saberes e práticas nas relações entre a educação formal, não-formal e Universidades Populares;
Eixo VI: EDUCAÇÃO POPULAR: Fortalecimento das lutas dos povos, comunidades tradicionais e da população negra;
Eixo VII: EDUCAÇÃO POPULAR: Desafios de sustentabilidade e justiça ambiental no campo, na cidade, nas florestas e nas águas;
Eixo VIII: EDUCAÇÃO POPULAR: Reinventando estratégias de lutas na construção da hegemonia popular na América Latina;
Eixo IX: EDUCAÇÃO POPULAR: Potencialidades e conflitos na construção de uma sociedade do Bem-Viver;
Eixo X: EDUCAÇÃO POPULAR: Cultura como resistência e luta numa perspectiva emancipatória.

Inscrições de atividades

As inscrições de atividades poderão ser realizadas através do endereço eletrônico: http://frepop.org.br/. Informamos que as atividades autogestionárias são de responsabilidade de educadores/as, movimentos, grupos e segmentos que as inscreverem na programação. Todas as atividades receberão um comunicado de confirmação de inscrição. Cabe a coordenação local do FREPOP a organização do espaço adequado para a atividade no território do FREPOP dentro do Campus da Universidade Federal de Pernambuco. Algumas atividades poderão ocorrer de forma descentralizada.
Arenas: espaço de reflexão aprofundada; outras), ligadas aos eixos expostos acima. Para inscrição basta acessar a página do Fórum: http://frepop.org.br/2016/05/13/estao-abertas-as-inscricoes-para-atividades-autogestionarios-no-frepop-forum-de-educacao-popular

Prazo para as inscrições de atividades: 16 de junho de 2016

Hospedagem e Alojamento

Aproveitamos para lembrar que estamos organizando hospedagens solidárias para as pessoas que não são de Pernambuco poderem participar do encontro. Assim, no momento da inscrição da atividade no FREPOP você á pode informar se precisará desse tipo de hospedagem. Basta fazer essa indicação no campo “Use este espaço para registrar suas dúvidas, sugestões e inquietudes”.

Para maiores informações, entrar em contato nos seguintes telefones: (81) 30736411/6410; ou no seguinte email: forumfrepop@gmail.com

Comitê Organizador do FREPOP 2016 - UFPE

Maiores informações: http://frepop.org.br/


quarta-feira, 25 de maio de 2016

José Martí em Salvador - BA

A Associação Cultural José Martí (ACJM BA), junto com cubanos residentes  na cidade de Salvador homenageou quinta-feira a 121 anos da morte em combate do Herói Nacional de Cuba. O evento, celebrado na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, contou com a colaboração do Consulado Geral de Cuba para o Nordeste de Brasil e foi apoiado pela Fundação Cultural Pedro Calmon, contando com a presenca de seu Diretor, o destacado inteletual Zulu Araujo.

Um buquê de rosas brancas foi colocado diante da imagem de José Martí, doada à Biblioteca pelo artista plastico cubano residente em Salvador, Osmani Simanca. Maria Ivone Souza, presidente da Associação, juntamente com as poetisas Ametista Nuñez e Lene Queiroz, recitaram fragmentos de Versos Sencillos de Martí.

O programa da gala cultural incluiu a interpretação da Bayamesa, de Céspedes, Fornaris e Castillo, pelo violinista cubano Raul Bermudez, membro da Orquestra Sinfônica da Bahia, acompanhado na guitarra por Diego Esteves, seguida pela apresentação de uma coreografia original de danças com musicas de Ernesto Lecuona, realizada por Rosana Abubakir,  diretora da escola soteropolitana do mesmo nome, que por mais de 30 anos utiliza o método cubano para o ensino de ballet clássico.
O músico cubano Alexey Martinez versionó o poema La Bailarina Española e fechou o evento  cantando várias músicas de sua autoria.

Na ocasião, foram entregues livros doados por várias instituições cubanas através da ACJM BA, para criar uma sala  temática na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, com o nome de José Martí, bem como várias obras de artistas cubanos . "A biblioteca é enriquecido com iniciativas como esta que nos ajudam a reconectar com a nossa identidade latino-americana", disse Ivana Lins, Diretora da Biblioteca.












Divulgando!

O Núcleo multidisciplinar de pesquisa em Direito e Sociedade (NPD) realiza, nos dias 30 e 31 de maio, na Sala de Seminários do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe), o Minicurso Direitos Humanos e Ambientais na América Latina. O evento terá a coordenação dos professores Fernando Joaquim e Leonardo Cysneiros, ambos do Departamento de Ciências Sociais, da professora Belinda Cunha, da Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, e contará com o apoio da Pró-Reitoria de Atividades de Extensão (PRAE) e da Comissão de Direitos Humanos Gregório Bezerra da UFRPE/Núcleo Sede.
O objetivo é abordar temáticas relevantes sobre direitos humanos e a questão ambiental a partir de pensadores latino-americanos.
A abertura será feita pelos Representantes da República Bolivariana da Venezuela, Cônsul Darwin Fuentes e a Coordenadora Cultural Sofia Leal Batista, com o tema "A Venezuela e a Integração Latino-Americana".
As Inscrições são gratuitas e serão feitas pelo email: minicurso.americalaina@gmail.com
A atividade confere certificado de 12horas/aula.
Para maiores informações também acessar: https://web.facebook.com/events/1749554855258726/

Fonte: http://www.ufrpe.br/br/content/npd-realiza-minicurso-direitos-humanos-e-ambientais-na-am%C3%A9rica-latina

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Amanhã, terça-feira, 24/05 :: Grupo de Estudos e Pesquisa "José Martí"

Recordamos que amanhã, terça-feira, 24/05/2016, das 14h30m às 16h30m, daremos continuidade ao Grupo de Estudos e Pesquisa "José Martí".
Para aquelas pessoas que não puderam comparecer na primeira reunião, se desejarem fazer a leitura do artigo que foi debatido, segue o enlace:

(Artigo: "La fractura geopolítica de Sudamérica empieza en Brasil", do autor: Rafael Bautista S, autor de “la Descolonización de la Política. Introducción a una Política Comunitaria”. Dirige el “taller de la descolonización” en La Paz, Bolivia)

Contamos com a presença de muitos.

Atenciosamente,

Cátedra José Martí - UFPE

*O Grupo de Estudos e Pesquisas "José Martí" é aberto ao público em geral. O mesmo se desenvolve a partir de encontros quinzenais, nas terças-feiras, no horário das 14h30 às 16h30, na Cátedra José Martí (Centro de Educação da UFPE)

Divulgando!


Instituto promove Diálogos Brasil-África

Para comemorar o Dia Internacional da África, no próximo dia 25, o Instituto de Estudos da África
da UFPE vai promver, entre os dias 23 e 25, o evento Diálogos Brasil-África, com uma programação
de debates, conferências e exibições de vídeos.

Programação:

Segunda-feira (23)
Local: Auditório do Centro de Educação da UFPE

19h - Abertura
19h30 - Exibição do vídeo “Tabanka - Lugares e Vozes do Povo Guineense” da TVU (1ª parte)
20h - Conferência de Abertura: “Decadência, divisionismo, Estado falido? Crioulização e nacionalidade na Guiné Bissau”
Prof. Christoph Kohl (Instituto para a Pesquisa da Paz de Frankfurt/Alemanha)
Debatedor: Arnaldo Sucuma (Doutorando em Serviço Social/UFPE)
Mediador: Professor José Bento Rosa da Silva (NEAB-IEAf/UFPE)

Terça-feira (24)
Local: Auditório 3 da Biblioteca Central da UFPE

9h30 - Mesa-redonda: “Trabalho Migratório e Pensamento Social na África Austral”
Lançamento do livro “O Mineiro Moçambicano”, de Ruth First (Coord.) da Coleção Clássicos da
Série Brasil & África
Professor Colin Darch (Universidade da Cidade do Cabo/África do Sul)
Professor Valdemir Zamparoni (PosAfro/UFBA)
Professor Diogo Valença (PPGCS/UFRB)
Mediadora: Professora Eliane Veras Soares (PPGS-IEAf/UFPE)

Local: Auditório 3 da Biblioteca Central da UFPE
14h - Mesa-redonda: “África e Brasil nas Pesquisas Acadêmicas em Ciências da Saúde”

Natalice Margareth Teixeira (Graduanda em Biomedicina/UFPE)
José Luis Ferreira Sá (Doutorando em Bioquímica/UFPE)
Evandro Alves Barbosa Filho (Doutorando em Serviço Social/UFPE)
Mediadora: Professora Ana Cristina Vieira (PPGSS/IEAf/UFPE)

16h - Mesa-redonda: “África e Brasil nas Pesquisas Acadêmicas em Ciências Humanas”
Lívia Maria Carvalho (Doutoranda em Teoria da Literatura/UFPE)
Roclaudelo Paulo Nanque (Mestre em Teoria da Literatura/UFPE)
Lassana Danfá (Mestre em Psicologia/UFPE)
Mediador: Professor Remo Mutzemberg (PPGS-IEAf/UFPE)

18h30 - Exibição do vídeo “Tabanka - Lugares e Vozes do Povo Guineense” da TVU (2ª parte)

Quarta-feira (25)
Local: Auditório 1 da Biblioteca Central da UFPE

9h30 - Roda de Diálogo
Capitã PM Lúcia Helena Salgueiro (GT Racismo/PMPE)
1º Sargento CBMPE Cristiano Galvão (GT Racismo/CBMPE)
Procuradora Maria Bernadete de Azevedo Figueiroa (GT Racismo/MPPE)
Mediadora: Professora Flávia Clemente (DSS/UFPE)

Local: Auditório da Adufepe

14h - Conferência de Encerramento: “Para o futuro da África: Frantz Fanon ou Cheikh Anta
Diop?”
Professor Jacques Depelchin (PGH/UEFS)
Debatedor: Jones Manoel da Silva (Mestrando em Serviço Social/UFPE)
Mediador: Professor Marco Mondaini (PPGSS-Ieaf/UFPE)

16h30 - Exibição do vídeo “Tabanka - Lugares e Vozes do Povo Guineense” da TVU (3ª parte)

17h - Sarau Musical

Notícia extraída em:
https://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=55891:instituto-promove-dialogos-brasil-africa&catid=292&Itemid=72





domingo, 22 de maio de 2016

121 anos da morte do Apóstolo de Cuba


19 de maio de 2016 :: 121 anos da morte de José Martí


"José Martí foi um homem de grande sensibilidade que marcou profundamente a história de Cuba. A partir de uma perspectiva pessoal, o diretor Fernando Pérez mergulha na complexidade cotidiana que moldou o caráter de Martí durante a infância e adolescência, até que, aos dezesseis anos, ele é preso. O drama “José Marti - El ojo del canário” (...) No Festival de Huelva (Espanha), o longa recebeu os prêmios de Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia."

Filme retrata a vida de Martí, homem de grande sensibilidade, que marcou profundamente a história de Cuba


José Martí foi um homem de grande sensibilidade que marcou profundamente a história de Cuba. A partir de uma perspectiva pessoal, o diretor Fernando Pérez mergulha na complexidade cotidiana que moldou o caráter de Martí durante a infância e adolescência, até que, aos dezesseis anos, ele é preso.
O drama “José Marti - El ojo del canário” ganhou os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Direção de Arte no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana. Também conquistou o prêmio da Associação Cubana de Críticos de Cinema e foi a produção foi escolhida como Melhor Filme Ibero-americano da Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas. No Festival de Huelva (Espanha), o longa recebeu os prêmios de Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.
Título original: José Marti - El ojo del canário. País de origem: Cuba. Ano de estreia: 2010. Gênero: drama. Direção: Fernando Pérez, com Damián Antonio Rodríguez, Daniel Romero, Broselianda Hernández, Rolando Isidro Brito, Manuel Porto, Aramis Delgado, Luis Rielo, Julio César Ramírez.
Classificação Indicativa: 18 anos.

Fonte: http://tvbrasil.ebc.com.br/soylocoporticinema/episodio/jose-marti-el-ojo-del-canario

terça-feira, 17 de maio de 2016

Coloquio International: "José Martí: Su visión sobre los Estados Unidos de América"

Coloquio Internacional: "José Martí: Su visión sobre los Estados Unidos de América" 
Centro de Estudios Martianos, La Habana, 18- 20 de mayo de 2016



El Centro de Estudios Martianos con el coauspicio de otras instituciones científicas cubanas, se complace en anunciar e invitarle al Coloquio Internacional “José Martí: su visión sobre los Estados Unidos” que se llevará a cabo entre el 18 y el 20 de mayo de 2016 en la propia sede de esta institución.
Este coloquio tiene lugar en el contexto de importantes efemérides relacionadas con el Apóstol de Cuba y la historia de América Latina, entre las cuales se destacan el 160 aniversario de la Guerra Centroamericana contra la invasión de los Filibusteros, que fue parte del proceso histórico de conformación del capitalismo norteamericano, el 135 aniversario del viaje de José Martí a Venezuela y de su poemario Ismaelillo, así como el 125 aniversario de la Conferencia Monetaria Internacional celebrada en Washington, del ensayo Nuestra América y de los discursos “Con todos y para el bien de todos” y “Los pinos nuevos”

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Início do Grupo de Estudos e Pesquisa José Martí

Com enorme satisfação, retomamos, ontem, as atividades do Grupo de Estudos e Pesquisa "José Martí". Para dar início a esta nova jornada de estudos, realizou-se uma discussão sobre o artigo "La fractura geopolítica de Sudamérica empieza en Brasil", do autor boliviano, Rafael Bautista S., uma bela análise e uma reflexão mais que necessária acerca das implicações geopolíticas do Golpe no Brasil conjugadas às dificuldades enfrentadas neste processo pelos demais países que compomos a nossa América, a exemplo da Venezuela e da Argentina.
O próximo encontro do Grupo será na terça-feira, dia 24 de maio, das 14h30m às 16h30, na Cátedra José Martí (Centro de Educação - UFPE). Os encontros serão quinzenais e abertos ao público em geral. Venha participar!

Para ter acesso ao artigo completo, acessar: http://www.alainet.org/es/articulo/177075