sexta-feira, 31 de outubro de 2008

VI Encontro Internacional de Cátedras Martianas

Nos dias 15,16 e 17 de outubro a Cátedra José Martí da UFPE recebeu o VI Encontro Internacional de Cátedras Martianas. O Evento contou com a participação de pesquisadores de vários países da América Latina, que além de exporem seus trabalhos também firmaram convênios e acordos de intercâmbio com nossa Universidade e núcleos de pesquisa locais.

Foram realizadas mais de 40 exposições, tendo como base o pensamento de José Martí e sua aplicação interdisciplinar sobre análises críticas da conjuntura latina americana, educação, literatura, o pensamento histórico e a relação entre homem e meio-ambientes. Todo o material, inclusive a produção dos estudantes - que obtiveram participação marcante no Encontro - será publicado em Anais, com previsão de impressão para o início de 2009.

Dentre as várias atividades, destacaram-se a mesa redonda de tema “Ocidentalização do mundo: processos econômicos, meios de comunicação e movimentos sociais” que contou com a participação de Jaime Amorin e Rubineuza – representando o MST; o professor Filipe Reis e a professora Maria Eduarda Rocha. Outro importante momento foi o lançamento do livro “José Martí e a Educação” pelo professor Danilo Streck.

A plenária final elegeu a cidade de Hava (Cuba) para sediar o VII Encontro Internacional de Cátedras Martianas. O encerramento do Evento contou a apresentação do Maracatu da Várzea e uma linda ciranda típica de Pernambuco, aproximando ainda mais os fortes laços para construção do sonho de Martí por uma “Nuestra América”.

Nenhum comentário: