segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Lançamento do livro: "José Martí - pelos caminhos da vida nova"

"A servir modestamente aos homens me preparo; a andar, com o livro ao ombro, pelos caminhos da vida nova; a auxiliar, como soldado humilde, todo brioso e honrado propósito; e a morrer da mão da liberdade, pobre e ferozmente." 

José Martí


Durante o XIII Encontro Internacional de Cátedras Martianas, dentre outras atividades, acontecerá o lançamento do livro: “José Martí – pelos caminhos da vida nova”, do autor Carlos Rodríguez Almaguer (Editora Insular/2014). Na ocasião, o tradutor do livro, Rodriggo Leopoldino, fará uma conferência sobre a obra. O evento, a ser realizado nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2015, será aberto ao público e as inscrições para ouvintes poderão ser realizadas a partir desta semana (informações serão disponibilizadas em breve!).

Saiba mais sobre o livro: "José Martí - pelos caminhos da vida nova"


José Martí - pelos caminhos da vida nova 
Autor: Carlos Rodríguez Almaguer
Tradução de: Rodriggo Leopoldino Cavalcanti I
ISBN: 978-85-7474-789-7
Páginas: 184
Peso: 280g
Ano: 2014
Insular Livros
Capa e projeto gráfico: Valmor Fritsche
Ilustração da capa: Antonio Guerrero - www.guerreroart.com

Nesse livro sensibilizamo-nos com as ideias de José Martí, o grande apóstolo da revolução cubana. Um homem capaz de inspirar gerações de homens e mulheres de Cuba a lutarem por melhores caminhos para si e para a humanidade pela magnitude e força de seu exemplo. Líder intelectual, moral e espiritual de um projeto de humanização ainda pouco conhecido pelos brasileiros. 

Apresentação

Em janeiro de 2013, durante nossa participação na XX Brigada Sul-Americana de Solidariedade a Cuba e pelas mãos generosas de companheiros da Associação Cultural José Martí de Santa Catarina, tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto as dimensões econômicas, culturais, políticas e educacionais dos irmãos cubanos.
Em meio a intensa e educativa agenda de atividades, foram-nos expostas as diversas formas como estão sendo conduzidas as necessárias reformas estruturais do Estado cubano para continuar resistindo aos mais de 50 anos de embargo econômico a que injustamente vem sendo submetida aquela nação.
Nessa rica experiência, sensibilizamo-nos com as ideias de José Martí, o grande apóstolo da revolução cubana. Um homem capaz de inspirar gerações de homens e mulheres de Cuba a lutarem por melhores caminhos para si e para a humanidade pela magnitude e força de seu exemplo. Líder intelectual, moral e espiritual de um projeto de humanização ainda pouco conhecido pelos brasileiros.
Em Cuba, também iniciamos o desenho de um projeto para intensificar a divulgação de sua obra no Brasil mediante ações capazes de articular os movimentos sociais e as instâncias acadêmicas progressistas da Universidade Federal de Santa Catarina e de outras universidades brasileiras com as lutas dos trabalhadores de nosso país por meio de estudos sistemáticos da obra de José Martí.
A primeira ação desencadeou-se ainda em Cuba quando da aquisição dos quatro primeiros livros da coleção de suas obras completas, cuja intenção, ao dividi-los entre nós para serem lidos e estudados em nossos coletivos de atuação no Brasil, é promover, em encontros posteriores, a socialização das opiniões sobre as leituras realizadas.
Uma segunda ação ocorreu por conta da audiência do professor Mauri Antonio da Silva com o professor Héctor Hernández Pardo, subdiretor do Centro de Estudos Martianos da Universidade de Havana-Cuba, pautada sobre a concessão de autorização para traduzir para o português o livro de José Marti Las entrañas del monstruo, importante obra que retrata o período de sua permanência nos Estados Unidos no início do século XIX. Nela, Martí já antevia, com muita precisão, não só o potencial tecnológico daquele país como também a ambição desmedida de seus líderes em dominar e explorar outras nações.
A terceira ação que empreendemos em Cuba foi o convite feito ao professor Carlos Rodriguez Almaguer para participar de um evento a ser realizado no Brasil e também solicitar sua autorização para traduzir para o português o livro de sua autoria Por lós caminos da la vida nueva em que discorre sobre a vida e os caminhos percorridos por Martí. Carlos Almaguer prontamente mostrou-se receptivo a nosso convite e já naquele momento também autorizou sua edição para a língua portuguesa.
De volta ao Brasil, focados em nosso objetivo comum de ampliar a divulgação da obra de José Martí no Brasil, mantivemos reuniões preliminares com o secretário de assuntos internacionais da UFSC, professor Dr. Carlos Pinheiro, com a pró-reitora de Administração da UFSC, professora Dra. Beatriz Paiva, com o vice-presidente da Associação Cultural José Martí, Edison Puente, com pesquisadores do IELA – Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC e do Vitral Latino-Americano de Educação Física, Esportes e Saúde da UFSC e, posteriormente, ampliamos esse projeto com a incorporação de Thais Helena Lippel, também integrante da Associação Cultural José Martí, e da professora Adriana D’agostini.
Pensando em realizar uma atividade acadêmica que desse inicio a estudos mais sistematizados sobre a obra de José Martí, acordamos que faríamos da IV Semana Paulo Freire da UFSC, idealizada pela professora Maristela Fantin e seu grupo de pesquisa, o início da caminhada para a democratização em nosso país das teses do pensamento pedagógico latino-americano e, de forma especial, nela trataríamos da obra de José Martí, pro- movendo durante esse evento o lançamento do livro de Carlos Almaguer como marco simbólico dessa nova caminhada.
Simbólico porque, muito mais do que uma tradução para a língua portuguesa, representa sobretudo a síntese do esforço coletivo de muitas mãos, unidas pelo ideal de dar voz aos elevados pensamentos ideários do grande líder político, espiritual e humanitário José Martí, apresentado de forma amorosa e original por Carlos Almaguer aos jovens e educadores de Cuba e neste momento também para os do Brasil.
Nossos especiais agradecimentos: a Rodriggo Leopoldino, seu tradutor, pela presteza e solicitude em atender à divulgação do sensível pensamento socialista cubano representado pela vida e obra de José Martí; à Heloisa Duarte Roig por sua generosa disposição em realizar a primeira revisão do livro; e a Nelson Rolim de Moura e aos funcionários da Editora Insular de Florianópolis pela atenção e paciência em propiciar a editoração dessa brilhante e simbólica obra.
Nossos agradecimentos estendem-se também a todos que, de todas as formas, tornaram possível a realização deste trabalho. Temos a dizer, por fim, que é com muito orgulho e alegria que entregamos hoje, também aos leitores brasileiros, essa bela obra sobre José Martí.

Por Mauri Silva e Paulo Capela

Fonte: http://www.insular.com.br/product_info.php/products_id/883




Nenhum comentário: