quarta-feira, 25 de maio de 2016

José Martí em Salvador - BA

A Associação Cultural José Martí (ACJM BA), junto com cubanos residentes  na cidade de Salvador homenageou quinta-feira a 121 anos da morte em combate do Herói Nacional de Cuba. O evento, celebrado na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, contou com a colaboração do Consulado Geral de Cuba para o Nordeste de Brasil e foi apoiado pela Fundação Cultural Pedro Calmon, contando com a presenca de seu Diretor, o destacado inteletual Zulu Araujo.

Um buquê de rosas brancas foi colocado diante da imagem de José Martí, doada à Biblioteca pelo artista plastico cubano residente em Salvador, Osmani Simanca. Maria Ivone Souza, presidente da Associação, juntamente com as poetisas Ametista Nuñez e Lene Queiroz, recitaram fragmentos de Versos Sencillos de Martí.

O programa da gala cultural incluiu a interpretação da Bayamesa, de Céspedes, Fornaris e Castillo, pelo violinista cubano Raul Bermudez, membro da Orquestra Sinfônica da Bahia, acompanhado na guitarra por Diego Esteves, seguida pela apresentação de uma coreografia original de danças com musicas de Ernesto Lecuona, realizada por Rosana Abubakir,  diretora da escola soteropolitana do mesmo nome, que por mais de 30 anos utiliza o método cubano para o ensino de ballet clássico.
O músico cubano Alexey Martinez versionó o poema La Bailarina Española e fechou o evento  cantando várias músicas de sua autoria.

Na ocasião, foram entregues livros doados por várias instituições cubanas através da ACJM BA, para criar uma sala  temática na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, com o nome de José Martí, bem como várias obras de artistas cubanos . "A biblioteca é enriquecido com iniciativas como esta que nos ajudam a reconectar com a nossa identidade latino-americana", disse Ivana Lins, Diretora da Biblioteca.












Nenhum comentário: