segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

164 Aniversário de José Martí

28 de janeiro de 2017, dia de render homenagem ao grande cubano, José Martí, em ocasião do 164 aniversário de nascimento deste homem que dedicou sua vida aos "pobres de la tierra". A Cátedra José Martí da UFPE quer homenageá-lo com o presente texto, esperando que possamos refletir sobre os rumos de nossa América. Abaixo, fotos da Marcha de las Antorchas, realizada no dia 28 de janeiro de 2017 em homenagem a José Martí e dedicada ao líder da Revolução Cubana, Fidel Castro.


Hoje é o aniversário de José Martí, que no século XIX lutou até a morte contra a colonização espanhola em Cuba. Por que é interessante lembrar de Martí? A América Latina é uma região do planeta que vem sendo sistematicamente explorada por nações poderosas desde o início da era moderna até hoje. São quase seis séculos de exploração, que só muda de cara ao longo de todos esses anos. Somos uma das regiões mais ricas do planeta no que se refere à biodiversidade, recursos minerais, energia solar, florestas, rios, água potável, terras agricultáveis, somos o celeiro do mundo, nossas florestas são os pulmões do mundo e a exploração só vai acabar, por si só, quando não tiver mais nada para sugar. Quando todas as águas estiverem poluídas, os solos desertificados, e as fontes não renováveis esgotadas, só assim a colonização chegará ao fim. A exploração da América é algo tão profundo que suas raízes alcançam a forma de racionalidade de um povo, determina sua espisteme, sua retórica, captura sua alma por completo, suprime sua cultura, e se perpetua a cada dia, cada vez mais intensa e devastadora.


Ismael Maciel, 28 de janeiro de 2017
Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa José Martí

Foto: L Eduardo Domínguez/ Cubadebate

Foto: L Eduardo Domínguez/ Cubadebate


Sobre la Marcha de las Antorchas

Peregrinación desde la escalinata de la Universidad de la Habana hasta la Fragua Martiana. Uno de los actos más extraordinarios organizados por la FEU, con el apoyo de organizaciones juveniles, grupos de revolucionarios y el pueblo en general para conmemorar el centenario del natalicio de José Martí.

Nenhum comentário: