terça-feira, 9 de agosto de 2011

Eduardo Galeano manda mensagem de apoio ao movimento estudantil do Chile

"Estão dando uma lição de dignidade", disse Eduardo Galeano aos estudantes chilenos.

“Quero enviar um abraço de muitos braços aos jovens valentes que estão nos dando a todos uma lição de dignidade democrática nas ruas do Chile. Eles, os indignados, demonstram que há outro país possível, herdeiro de Balmaceda e de Allende, e que o Chile não termina nas fronteiras traçadas pelos resignados e indignos. É disso que se trata, ao fim e ao cabo: lutando pela educação, os jovens educam a todos os demais. Este protesto ensina. E lhes digo: muitas graças e muita sorte nessa aventura tão bela.”

Através dessa mensagem o escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de “As veias abertas da América Latina”, manifestou seu apoio ao movimento estudantil chileno.

A saudação lhe chegou através da Associação Geral dos Autores do Uruguai (Agadu) logo que a jornalista e estudante de pós-graduação Valeria Osorio lhe enviou uma carta relatando as motivações, o estado e os distintos problemas que a causa possui.

“Sei que para os estudantes do meu país (universo no qual me incluo), uma só palavra de alento de gente que analisa constantemente a realidade latino-americana, poderia renovar as energias, a força e a esperança que se perde dia-a-dia ao ver que uma causa tão nobre e significativa, não só pra eles, mas também para futuras gerações, não recebe resposta”, manifestou a estudante em carta ao escritor.

Retirado do CubaDebate

Tradução da Cátedra José Martí.

Nenhum comentário: