domingo, 21 de junho de 2015

Desobediência Tecnológica :: Ernesto Oroza :: Caixa Cultural Recife

Se você ainda não viu, ainda dá tempo de ver! Imperdível!


Exposição inédita do artista plástico cubano Ernesto Oroza, que tem como principal foco investigativo a plástica dos objetos híbridos. De 28 de maio a 28 de junho estarão expostos 60 objetos transformados pela população cubana e coletados pelo artista, além de 200 fotografias e 15 vídeos. A abertura acontece às 19h30 do dia 27 de maio e contará com a presença do artista. A visitação gratuita acontece das 10h às 20h, de terça a sábado, e das 10h às 17h aos domingos.

Ernesto Oroza é artista contemporâneo, designer e autor de livros sobre a criatividade popular expressa em objetos reinventados. Ele se inspirou na “ciência” da população cubana, habituada a conservar fragmentos de objetos que podem ser reaproveitados como solução para os problemas do cotidiano. Um exemplo são bandejas de alumínio, usadas nas merendas escolares, que viraram antena de tevê. Para o artista, o ato de reparar e re-significar objetos “cria um salto imaginativo que vai além da passividade imposta pela indústria e pelos sistemas, mesclando a necessidade com o ideal de liberdade”.
A exposição contém ainda fotos do projeto Arquitetura da Necessidade, que mostra fachadas de casas cubanas transformadas por seus habitantes, e do projeto Ujamaa, que são cadeiras e bancos improvisados com pedaços de madeira. Além disso, haverá exibição do vídeo Desobediência Tecnológica e dos livros “Com nosso próprio esforço” e “Livro da família”, que ensinam como refazer objetos a partir de materiais diversos.
Data: 27/05/2015 a 28/06/2015
Local: Caixa Cultural (Endereço: Av. Alfredo Lisboa, 505 - Bairro do Recife)

Entrada gratuita!
Maiores informações: https://www.facebook.com/desobedienciatecnologica?fref=ts

Nenhum comentário: