quinta-feira, 25 de junho de 2015

Nota de solidariedade ao Consulado da Venezuela em Pernambuco

Nota de solidariedade ao Consulado da Venezuela em Pernambuco

Pela presente NOTA DE DESAGRAVO, vimos trazer a nossa solidariedade militante ao Governo da República Bolivariana da Venezuela e em especial ao seu Consulado em Pernambuco, vítima de ofensas e tentativas de agressões no dia 20 de junho do corrente ano, sábado passado.
Na ocasião, cerca de cinco pessoas desconhecidas e raivosas, compareceram à sede do Consulado, na Av. Conselheiro Aguiar, no bairro de Boa Viagem, portando cartazes com acusações inverídicas, portando-se como ventríloquas dos Senadores da extrema direita do Brasil, que foram na semana passada à Venezuela, com a “missão” de ajudar a tentativa da CIA e dos monopólios dos EUA de desestabilizar a democracia na América Latina e, de modo especial, na Venezuela e no Brasil.
O interesse principal desta “missão” consiste em prejudicar as saudáveis e prósperas relações de colaboração existentes entre os nossos dois países.
Dirigimo-nos ao Povo irmão da República Bolivariana da Venezuela por meio de seu Consulado Geral em Pernambuco, especialmente, da sua Cônsul Geral, Dra. Sonia Jaqueline Alvarado Rossel para reafirmar os laços de amizade que unem nossos povos. Reafirmamos que o profundo compromisso pela independência e autodeterminação dos povos da “Nuestra America”, que nos irmanam desde Simón Bolívar e José Inácio de Abreu e Lima, General pernambucano, membro do Estado Maior do Exército libertador da Venezuela, encontram-se firmes, apesar da visível insatisfação e provocação das forças de sustentação política do imperialismo em nossos países.  
O grupo de Senadores direitistas, recém-derrotados nas eleições presidenciais, que integram a oposição ao governo brasileiro, tentava conseguir repercussão positiva no noticiário nacional e para isso, protagonizaram uma desesperada investida nos assuntos internos do vosso país, supostamente com o intuito de visitar “presos políticos” e defender a “democracia”, porém, resultou desastrosa a empreitada recebida por estes senhores, enfim, o tiro saiu pela culatra, na sábia linguagem popular.
A verdade é que esses senhores nunca se manifestaram a favor da liberdade e nem dos direitos dos presos políticos na época da ditadura militar no nosso país e nem nos demais países da América Latina e Caribe. Estes senhores nunca se manifestaram contra os atos de graves violações dos direitos humanos praticados na prisão de Guantánamo, onde o Governo dos EUA mantém 900 afegãos e iraquianos sem processo judicial e submetidos constantemente a torturas. Nunca esses senadores exigiram a prisão do terrorista Luis Posada Carriles, condenado pela justiça da Venezuela e de Cuba pela sua participação na explosão de um avião comercial da estatal Cubana de Aviación que sobrevoava Barbados em 1976, matando 73 passageiros civis inocentes.
 Aquele a quem chamam de preso político, na verdade, é um cidadão que responde a um devido processo legal por ter incentivado, em 2002, um verdadeiro atentado à democracia, com a promoção de um golpe que tentou afastar o presidente eleito Hugo Chávez do poder. Além disso, esse cidadão, com quem os senadores oposicionistas brasileiros se solidarizam, em 2008, como prefeito da cidade de Chacao, foi condenado por mau uso de recursos públicos. Trata-se do Sr. Leopoldo López, um homem rico, pertencente ao setor industrial e petrolífero, formado em Harvard, e líder de grupos da extrema-direita venezuelana. Muitos o têm, inclusive, como colaborador da CIA.
Repudiamos as mentiras veiculadas na imprensa que tentam responsabilizar o governo venezuelano pela obstrução da via pública, quando na verdade o congestionamento, comum às grandes cidades, foi provocado por um incidente de trânsito.Repudiamos, igualmente, as mentiras veiculadas pela grande imprensa reacionária, acerca do risco à integridade física da comitiva, que pelo contrário, contava com a proteção de forte efetivo policial.
Segui firmes no vosso caminho de construir uma sociedade justa, fraterna e solidária, livre do desemprego e da fome que resultam da monstruosa desigualdade social. Saudamos a vossa conquista de erradicar o analfabetismo e de promover o controle social das vossas riquezas minerais e naturais.
Os movimentos sociais brasileiros que atuam em Pernambuco e subscrevem esta NOTA DE DESAGRAVO, reiteram sua hospitalidade a este Consulado Geral da República Bolivariana da Venezuela, reafirmam e apoiam a cooperação baseada no respeito mútuo entre os nossos povos, a autodeterminação dos povos, e repudiam quaisquer tentativas de golpe de Estado e ameaças, como as já anunciadas recentemente pela própria Casa Branca ao Governo democrático e constitucional da República Bolivariana da Venezuela.

Recife, 22 de junho de 2015.

Centro Cultural Manoel Lisboa (CCML)
Movimento de Trabalhadores Cristãos (MTC)
Central Única dos Trabalhadores (CUT)
Central dos Movimentos Populares (CMP)
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)
Grupo Mulher Maravilha
 Gabinete de Assessoria Jurídica às organizações Populares – Gajop
Movimento Tortura Nunca Mais - PE
Movimento de Mulheres Olga Benário
União dos Estudantes de Pernambuco – UEP-Cândido Pinto
Diretório Central dos Estudantes DCE-UNICAPE - Universidade Católica de Pernambuco
Diretório Central dos Estudantes DCE-RURAL - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Diretório Central dos Estudantes DCE- da Universidade de Pernambuco
Diretório Central dos Estudantes DCE – FAFIRE
União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco – UESPE
União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru – UESC
União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina - UESP
Associação Recifense dos Estudantes Secundaristas – ARES
Associação dos Estudantes Secundaristas de Jaboatão
Sindicato dos Operadores de Telemarketing - SIMTELMARKETING
Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil de Ipojuca e Região
Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados de Carpina e Região
Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Caruaru
Sindicato dos Trabalhadores da indústria da Construção Civil de Petrolina
Movimento Luta de Classe
Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB
Organização de Luta por Moradia Popular – OLMP
Movimento Nacional de Luta por Moradia – MNLM
Movimento de Luta Popular – MLP
Movimento de Luta e Resistência Popular – MLRP
Unidade Popular Pelo Socialismo - UP
Gabinete do Vereador Marcelo Santa Cruz de Olinda (PT)
União dos Estudantes Secundaristas de Olinda – UESO

Partido Comunista Revolucionário - PCR

Nenhum comentário: