sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Cineclube Amoeda Digital exibe “Pernamcubanos", “NOW!” e “Pela Primeira Vez” :: Quarta 26.08 :: 19h30 :: Teatro Mamulengo (Recife Antigo)



Na próxima quarta (26) o Cineclube Amoeda Digital passeia pela cultura cubana em aproximação com as manifestações artísticas pernambucanas e promove a exibição do documentário "Pernamcubanos, O Caribe que Nos Une" (2012), dirigido por Nilton Pereira, convidado para o debate após a sessão. Antes, o público irá conferir dois curtas-metragens clássicos da cinematografia caribenha, "NOW!" (1965), de Santiago Álvarez, e "Pela Primeira Vez" (1967), de Octavio Cortazar.

Em "Pernamcubanos", a música e a religião de matriz africana dão a tônica para o encontro entre duas artistas, uma atriz e diretora de teatro cubana, e uma coquista e mãe de santo pernambucana. O filme aproveita para explorar o Festival del Caribe, cuja trigésima edição homenageou Pernambuco com uma delegação representada por mais de 150 artistas. O diretor do filme, Nilton Pereira, explica que a ideia para o longa-metragem surgiu durante o período em que estudou cinema na Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Bãnos (EICTV), em Cuba.

O convidado para o debate da sessão tem sua trajetória ligada à vanguardista televisão de rua, TV Viva, onde trabalhou inicialmente como cameraman (1984) e depois passou a desenvolver atividades de produção, roteiro, edição e direção, contribuindo assim com um acervo que abriga mais de 500 títulos, entre documentários, videoclipes, curtas-metragens, infantis e programas para televisão. Atualmente Pereira dirige o projeto Som na Rural.

E para aproveitar os atuais debates sobre as relações diplomáticas da ilha de Cuba com os demais países continentais, o Amoeda Digital exibe "NOW!", curta-metragem precursor do videoclipe, com música interpretada pela cantora Lena Horne e a montagem freak-political do documentarista cubano Santiago Álvarez. Em seguida, outro clássico da cultura caribenha: "Pela Primeira Vez", do cineasta cubano Octavio Cortazar. A chegada de dois cineclubistas, equipados com um caminhão e um projetor de 16 mm, ao vilarejo de Los Mulos, em Cuba. Onde, em 12 de abril de 1967, cerca de cem pessoas viram um filme pela primeira vez – Tempos Modernos, de Charles Chaplin.
O Cineclube Amoeda Digital existe desde 2006 e atualmente realiza sessões com o patrocínio do FUNCULTURA, por meio da FUNDARPE, Secretaria de Cultura do Estado e Governo de Pernambuco, e o apoio do Bar Teatro Mamulengo.
Serviço
CC Amoeda Digital exibe “Pernamcubanos, o Caribe que Nos Une”, “NOW!” e “Pela Primeira Vez”. 
Convidado: Nilton Pereira
Dia: quarta-feira, 26 de agosto
Hora: 19h30
Local: Bar Teatro Mamulengo - Praça do Arsenal, s/n. Recife Antigo 
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 16 anos

Nenhum comentário: