terça-feira, 11 de agosto de 2015

Exposição fotográfica: “Poéticas visuais sobre o homem natural” (Autoria: Emiliano Dantas)









Entre os dias 9 e 17 de julho de 2015, foi exibida, no Centro de Estudios Martianos, na cidade de Havana, capital de Cuba, a exposição fotográfica: “Poéticas visuais sobre o homem natural”, do fotógrafo pernambucano Emiliano Dantas (Professor das Faculdades Integradas Barros Melo - AESO). A mostra é fruto de uma cooperação entre a AESO e a Cátedra José Martí da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE).


************************************************************

Exposição fotográfica: “Poéticas visuais sobre o homem natural” (Por Emiliano Dantas)

Para além de nossas semelhanças, quais diferenças unem a nós americanos?
Durante a colonização, e além, as Américas passaram por um processo de uniformização, no qual arquitetura, comida, língua, religião, dentre outros aspectos, sofreram forte influência europeia. A fotografia, ao mostrar a cultura Americana, com ênfase nos padrões europeus, perde de prestigiar um contexto híbrido, carregado de ancestralidades, intenções e singularidades.
O ensaio fotográfico “ Poéticas visuais sobre o homem natural”, mostra pessoas em harmonia com o meio ambiente e com a sua natureza. Um grupo, vivendo dentro da floresta tropical americana, em fazendas distantes de grandes cidades. Eles se chamam de meeiros do cacau, estão no do sul da Bahia, no Brasil. Trabalham com agricultora, retiram da terra o suficiente para se alimentar, são autônomos e se consideram livres, porque podem usar o tempo como querem. 
A poética visual é inspirada no texto “Nuestra América”, onde a arte, a imagem, busca nas pessoas uma ancestralidade, origens indígenas, ou aquilo que Martí considerou como espírito de independência. Eis aqui algo que une as Américas, os modos de vida autênticos. A fotografia entra em conexão com a “semente da América Nova”, plantada pelas pessoas, com seu tempo e suas intenções.

Nenhum comentário: